Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como ter hábitos saudáveis (e conseguir manter):

Para ter hábitos saudáveis e qualidade de vida, você só precisa mudar 3 coisas: alimentar-se saudavelmente, praticar exercícios e dormir bem.

Aqui vão algumas dicas pra você conseguir virar um exemplo de pessoa saudável e irradiar a alegria que isso lhe tratá para o seu dia a dia. Acredite, saúde é contagiante.

1 – Não torne essas mudanças um sacrifício na sua vida. A mudança tem que ser natural e gradativa. Ninguém consegue manter algo radical demais. Portanto, vá com calma. Saiba que isso só vai beneficiar a você mesmo e você tem todo o tempo do mundo pra conseguir fazer essas mudanças. Tudo o que é radical (remédios, lipo, plástica) não vão emagrecer a sua cabeça. Tudo que vem fácil demais, volta muito rápido. Tenha calma. Você não vai emagrecer tudo o que você acumulou em 10 anos em apenas 10 dias. O corpo precisa entender que você está mudando de vida e isso leva tempo. TENHA PACIÊNCIA.

2 – Comece com a alimentação: coma de 3 em 3 horas. Isso faz uma diferença enorme. Acredite: ENORME. Se você sempre esquecer dessa rotina, configure um alarme no seu celular a cada 3 horas e você saberá que precisa comer algo. Antes disso, vá a um nutricionista. Mas vá em algum que seja realista e que não lhe peça pra comer nada que não seja de fácil acesso no seu dia a dia. Muita realidade nessa hora. Evite algumas coisas que achamos que não engorda: club social integral ou qualquer outra bolacha (muito sódio e pouco carboidrato), suco em caixinha (muito açúcar).

3 – Programe uma a duas horas DIÁRIAS para fazer algum exercício. Quando se fala em diárias, é todo dia e não de segunda a sexta. Todos os dias você precisa fazer algo que gaste energia. E não tem desculpa pra não fazer: se a academia não abre sábado e domingo, caminhe, pedale, nade na praia. Mas mexa-se. Tente fazer sempre na mesma hora todos os dias. Chame seus amigos, parentes, vizinhos. O importante é colocar todo mundo pra fazer exercício. Você nunca vai ficar sem companhia (e sem desculpa) pra malhar.

4 – Caso você se levante sem vontade e disposição. Vá só de raiva. Mas vá. No final do treino, você vai perceber que valeu a pena. Acredite, é assim com todo mundo. Na hora dá uma preguiça, mas depois você agradece a si mesmo o bem que você fez em ter levantado da cama. Lembre-se: não pense muito antes de ir. Vá mesmo sem vontade. Só assim pra você se acostumar a criar o hábito de ir. O corpo agradece e a cada dia vai ficando cada vez mais viciado em esporte.

5 – Durma bem. No mínimo 8 horas por dia. Não existe outra maneira de descansar o corpo. Lembre-se: descanso também é treino.

6 – Procure uma aula aeróbica. Só essas aulas (corrida, boxe, dança) que tornam as pessoas viciadas em esporte. Portanto, trace um objetivo pra você mesmo dentro do esporte que você escolher. Se for a corrida: se inscreve na primeira competição (amadora, claro) que tiver na sua cidade. Se for tênis, já marque um jogo com seu amigo que também joga. O importante é tornar o esporte algo que faça parte do seu dia-a-dia. Você só vai querer falar disso.

Comece com essas dicas. Mandem sugestões e feedback pra eu saber como estão fazendo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário